Trabalhadores da construção e montagem industrial já contam com novos pisos salariais e valores reajustados nos benefícios.
Após um intenso processo de negociação coletiva realizado em nível estadual, os sindicatos filiados à a FSCM-CUT (Federação Solidária dos Trabalhadores da Indústria da Construção, do Mobiliário e da Madeira da CUT de São Paulo), dentre eles, o SintraMog, assinaram a Convenção Coletiva 2021/2022 dos setores da construção e montagem industrial.
O presidente do SintraMog, Josemar Bernardes, que também preside da FSCM-CUT, afirma que “se não fosse a ação sindical, muitos direitos já teriam deixado de existir”.
“A cada ano, apesar da conjuntura econômica do país, o Sindicato vem mantendo os direitos já conquistados e garantindo os reajustes nos salários e benefícios. Não é uma tarefa fácil, pois os patrões se calçam na reforma trabalhista de 2017 e nos desmontes promovidos pelo atual governo federal para tentar retirar os direitos dos trabalhadores”, frisou o sindicalista.
Josemar aponta ainda que os patrões tentaram fazer com que as conjunturas social e econômica do país influenciassem de forma negativa as negociações, contudo, os Sindicatos filiados à FSCM-CUT não aceitaram nenhum retrocesso, inclusive salarial. “Graças à boa condução da negociação coletiva, conseguimos garantir os reajustes e a manutenção dos benefícios por mais um ano. Apesar da choradeira dos representantes patronais, sabemos que o setor se manteve estável durante a pandemia e não permitimos nenhum retrocesso”, destacou
Abono pandemia
A nova Convenção Coletiva do setor da construção e montagem industrial garante também o pagamento de um abono pandemia no valor de R$ 100,00. O valor deverá ser pago em duas parcelas nos meses de julho e agosto.
Informação é a principal arma contra descumprimento da CCT
A direção do SintraMog está percorrendo os locais de trabalho e informando os trabalhadores sobre os reajustes e benefícios garantidos na nova convenção coletiva. “Entendemos que a principal arma no combate ao descumprimento de cláusulas econômicas da Convenção Coletiva é a informação e ação sindical nos locais de trabalho. Quanto mais os trabalhadores conhecem seus direitos, maior a dificuldade de empresas em descumprirem as cláusulas da CCT. Por isso procuramos divulgar ao máximo via canais eletrônicos, panfletos e assembleias, as informações sobre as principais cláusulas”, frisou Roberto Oliveira Calado, secretário de Comunicação do SintraMog.
Denúncia
O SintraMog age de forma imediata em casos de denúncia de descumprimento da Convenção Coletiva. Ao identificar algo errado, o trabalhador/a deve informar o Sindicato imediatamente pelo número (11) 4748-1655.