O SintraMog, em conjunto com a Federação Solidária dos Trabalhadores da Indústria da Construção, do Mobiliário e Madeira da CUT de São Paulo, FSCM/CUT-SP, e com apoio da Internacional de Trabalhadores da Construção e Madeira, ICM, está levando até os locais de trabalho a Campanha “Essencial para Sua Saúde, Fundamental para Seu Emprego”.
A iniciativa pretende levar conscientização aos trabalhadores e trabalhadoras que abriram mão da imunização completa ou sequer tomaram a primeira dose.”No Brasil e no mundo, a preocupação com uma nova onda da pandemia, impulsionada pela falta de imunização, é algo constante. Com a aparição da variante Ômicron, a pandemia repete o cenário de incertezas e isso impacta na saúde, vida e trabalho das pessoas”, comentou Josemar Bernardes, presidente do SintraMog e da FSCM/CUT-SP.
Papel dos sindicatos
Para Josemar, os sindicatos têm um papel importante no processo de conscientização da classe trabalhadora. “Vivemos em um país em que o próprio governo federal incentiva o negacionismo. Em um cenário de flexibilidade das regras sanitárias e alto índice de imunização incompleta, aliado à chegada de uma nova variante, os sindicatos precisam dialogar com suas bases. A manutenção dos empregos depende do controle da pandemia”, ressaltou o sindicalista.