segunda-feira , 16 de setembro 2024

América Latina e Caribe: É hora de agir!

Com a presença de seus 16 membros, incluindo as cinco integrantes titulares do Comitê Regional de Mulheres e o presidente do Comitê Regional da Juventude, foi concluída a 19ª Reunião do Comitê Regional para América Latina e Caribe da ICM BWI Global Union, realizada em Curitiba, Brasil, com o apoio da FETRACONSPAR – Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná. O encontro contou também com a presença de convidados especiais, representantes da academia e do DIEESE, reunindo cerca de 75 pessoas na manhã do dia 6 de agosto.

Durante a reunião, foi feito um panorama do contexto regional e global, abordando temas como a necessidade de trabalho decente na Amazônia, o impacto do governo argentino sobre a vida sindical, as dificuldades enfrentadas pelo governo colombiano para avançar na agenda social, os recentes ataques aos sindicatos no Panamá, a inclusão das mulheres na vida sindical e no mercado de trabalho, e as campanhas globais da ICM em prol de trabalho decente e justiça social.

O presidente do Comitê Regional, Denilson Pestana, do Paraná, destacou a importância de agir com base na Declaração de Paraná, que posiciona os sindicatos da construção e da madeira como motores de integração política, econômica e social na América Latina e no Caribe. A declaração, que foi apresentada durante a reunião, propõe uma resposta ativa aos principais problemas enfrentados pelos trabalhadores do setor e foi aclamada por membros titulares do comitê, convidados e observadores presentes: “Agora é o momento de agir!”, conclui a declaração, servindo como uma agenda para ação imediata e organização necessária.

O SINTRAMOG marcou presença no evento, representado pelo seu secretário administrativo, Luiz Carlos Queiroz, que enfatizou a importância da participação ativa do sindicato nas discussões regionais e globais, especialmente no que diz respeito à defesa dos direitos dos trabalhadores e à promoção de condições de trabalho decentes. Queiroz destacou que o SINTRAMOG continuará a lutar incansavelmente por uma integração mais justa e inclusiva, alinhada aos princípios defendidos pela ICM BWI Global Union, e que a Declaração de Paraná é um marco importante nesse processo.

05 de Setembro – Dia Internacional da Amazônia

As mudanças climáticas são transformações a longo prazo nos padrões de temperatura e clima. As …