A forte chuva que atingiu a Região Metropolitana de São Paulo trouxe uma série de transtornos à população
A forte chuva que atingiu a Região Metropolitana de São Paulo, especialmente no ABC, nesta segunda-feira (31) trouxe uma série de transtornos à população. Entre os impactos estão o desabamento de uma residência, ruas alagadas e a paralisação da circulação de trens em parte da Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O temporal também provocou quedas de árvores, transbordamentos de rios e rajadas de vento. Confira mais em TVT News.
De acordo com a Defesa Civil, equipes foram acionadas para atuar em áreas de risco nos municípios de Mauá, Santo André e São Bernardo do Campo.
Interrupção no transporte ferroviário
Por volta das 14h50, a CPTM informou que a circulação de trens da Linha 10-Turquesa foi interrompida entre as estações Prefeito Celso Daniel-Santo André e Mauá devido a alagamentos na via. Para minimizar os impactos aos passageiros, foram disponibilizados 30 ônibus do sistema Paese no trecho afetado.
Desabamento em Mauá
Em Mauá, uma casa desabou no bairro Jardim Zaira durante a tempestade. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi enviada ao local para atender a ocorrência. Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre vítimas. A Defesa Civil informou ainda que, por volta das 14h35, a cidade registrou chuva intensa acompanhada de fortes rajadas de vento, causando alagamentos generalizados, queda de árvores e o transbordamento do rio Corumbé.
Alagamentos em Santo André
Em Santo André, as chuvas deixaram diversas vias submersas. Vídeos enviados ao g1 mostram enchentes na Vila Pires e na Avenida dos Estados. Segundo a Defesa Civil, às 14h houve um episódio de chuva torrencial com ventos fortes, resultando no alagamento da Avenida dos Estados, além do transbordamento do Córrego Guarará e do Rio Tamanduateí.
Veja relatos de quem está sofrendo com as chuvas no ABC
A estação de trem Santo André – Prefeito Celso Daniel foi tomada pela enchente
minha mãe está presa na plataforma da estação Prefeito Celso Daniel da @CPTM_oficial, em Santo André, onde está tudo alagado e a Defesa Civil local não responde se vai ajudar as pessoas que estão vendo a água subir por todos os lados! ajuda, @defesacivilsp! pic.twitter.com/C5ZgYoe1oN
— efe (@efe_maciel) March 31, 2025
Não tem trem do tamanduatei para o abc. O ABC alagou e a CPTM parou. #cptm pic.twitter.com/CDnuXxNgQP
— Will (@will_tio) March 31, 2025
Estação Santo André alagada, linha 10 turquesa da CPTM
A @cptm_oficial informou que devido alagamento os trens da linha 10 turquesa não estão circulando entre as estações Utinga e Mauá. pic.twitter.com/TZBHyl8KwG— São Paulo Sobre Trilhos (@spsobretrilhos) March 31, 2025
O vereador do PSol, Ricardo Alvarez, denuciou o caos em Santo André
Estado de atenção na capital paulista
Na capital, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) declarou estado de atenção para alagamentos às 15h35. O radar meteorológico identificou chuva intensa nas subprefeituras de Vila Prudente, São Mateus e Capela do Socorro. Às 15h57, a subprefeitura do Ipiranga entrou em estado de alerta devido à iminência de transbordamento do Ribeirão dos Meninos na altura da Estrada das Lágrimas, número 4237, na Zona Sudeste.
Rajadas de vento também foram registradas em diversos pontos da cidade:
- 34,5 km/h na Subprefeitura da Lapa, Zona Oeste, às 13h30;
- 31,8 km/h na Subprefeitura de Santana, Zona Norte, às 13h40;
- 24,4 km/h na Subprefeitura do Campo Limpo, Zona Sul, às 13h40;
- 20,3 km/h na Subprefeitura do Ipiranga, Zona Sudeste, às 13h50;
- 20,1 km/h na Subprefeitura de Vila Prudente, Zona Leste, às 14h10.
Além disso, houve alagamento na esquina das avenidas Rebouças e Faria Lima, na Zona Oeste.
Leia também: SP: municípios mais atingidos por chuvas discutem planos de drenagem
Previsão do tempo para os próximos dias
Segundo o CGE, a primeira semana de abril será marcada por sol entre nuvens, calor e pancadas de chuva concentradas no final da tarde. Na terça-feira (1), as temperaturas devem variar entre 20°C e 29°C, com possibilidade de chuvas moderadas a fortes acompanhadas de raios e rajadas de vento, elevando o risco de alagamentos e queda de árvores.
Na quarta-feira (2), o tempo seguirá abafado, com temperaturas entre 20°C e 29°C e previsão de pancadas de chuva isoladas no período vespertino.
As autoridades reforçam a importância de evitar áreas alagadas e de ficar atento às atualizações das condições climáticas.