terça-feira , 8 de abril 2025

Complexo do Cristo Protetor é inaugurado em Encantado, no Rio Grande do Sul

Escultura monumental com 43,5 metros de altura no Vale do Taquari foi aberta ao público neste domingo (06).

Foi oficialmente inaugurada neste domingo (06) a escultura monumental do Cristo Protetor, em Encantado, Vale do Taquari a cerca de 140 km de Porto Alegre. Saiba mais em TVT News.

A solenidade começou com uma missa celebrada por dois importantes representantes da Igreja: o Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, cardeal Jaime Spengler, e o cardeal Silvano Maria Tomasi, delegado especial dos Cavaleiros de Malta — uma ordem católica milenar, reconhecida internacionalmente por sua atuação humanitária e diplomática. Durante a celebração, foi lida uma mensagem enviada pelo Papa Francisco:

“Esta majestosa obra, fruto da fé e da devoção de tantas pessoas, tornou-se desde a sua construção, em meio aos desafios da pandemia, um sinal eloquente do acolhimento e da esperança deste povo, inspirando nos milhares de peregrinos provenientes do mundo inteiro sentimentos de resiliência e de renovação, especialmente nos momentos de maior dificuldade como nas recentes catástrofes naturais que atingiram esta região”, disse trecho da mensagem do líder da Igreja Católica. 

eduardo-leite-e-gabriel-souza-com-os-cardeais-jaime-spengler-e-silvano-maria-tomasi-na-inauguracao-do-cristo-foto-mauricio-tonetto-secom-tvt-news
Eduardo Leite e Gabriel Souza com os cardeais Jaime Spengler (E) e Silvano Maria Tomasi na inauguração do Cristo. – Foto: Maurício Tonetto/Secom/RS

Com 43,5 metros de altura — superando o Cristo Redentor do Rio de Janeiro — o Cristo Protetor de Encantado se impõe como um novo símbolo de fé, acolhimento e resiliência. A estátua foi concluída em 2022, mas só foi inaugurada agora.

O monumento mede 43,5 metros de altura (incluindo o pedestal) e tem uma envergadura de 39 metros. A estátua foi projetada pelo escultor Markus Moura e construída pela Associação Amigos de Cristo, com recursos da própria comunidade e de doações privadas. A escultura é hoje uma das maiores estátuas de Cristo do mundo. No evento, foi descerrada placa em homenagem ao idealizador do Cristo Protetor de Encantado, Adroaldo Conzatti, ex-prefeito da cidade que faleceu em 2021, aos 81 anos. 

Além da imagem monumental, o complexo turístico conta com uma capela ecumênica localizada no interior do pedestal, uma plataforma de observação com vista panorâmica do Vale do Taquari, estacionamento para carros, vans e ônibus, centro de visitantes com banheiros, loja de lembranças e estrutura para lanches, além de trilhas e espaços de contemplação que valorizam a natureza e proporcionam uma experiência completa de espiritualidade e lazer.

A expectativa é que o Cristo Protetor transforme Encantado em um polo do turismo religioso nacional, com impactos positivos diretos nos setores de comércio, hotelaria, gastronomia e serviços.

Cristo Redentor x Cristo Protetor

Após a divulgação da obra na pequena cidade de Encantado em 2021, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes comentou em seu X (antigo Twitter):

“Construir estátua maior é moleza! Quero ver é ter essa vista.”

Em retorno, o prefeito Jonas Calvi de Encantado, que havia assumido seu cargo apenas dezenove dias antes da divulgação da obra, depois da morte do prefeito Adroaldo Conzatti, que estava com COVID-19, mas em virtude de uma queda no hospital onde bateu com a cabeça e depois, após duas cirurgias veio a falecer por hemorragia cerebral. Jonas Calvi tentou apaziguar a situação com o colega do Rio de Janeiro, comentando o seguinte:

“O Rio de Janeiro continua lindo e o mundo inteiro já conhece. Agora venham todos conhecer o Cristo Protetor de Encantado e as belezas do Vale do Taquari, conhecer nossa cultura e saborear nossa culinária maravilhosa! Vamos adorar receber todos vocês.”

Posteriormente Eduardo Paes afirmou que era uma brincadeira e que iria caso convidado à cerimonia de inauguração do maior Cristo do Brasil.

Crédito do Matéria

Confira também

O mercado afronta a democracia

Artigo debate o poder do “mercado” de afrontar a democracia. Por Neiva Ribeiro, para a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *