segunda-feira , 14 de abril 2025

Celular Seguro já emite alerta de bloqueio de aparelhos

A partir de agora, quem ativar celular que teve alerta de bloqueio emitido pelo programa Celular Seguro, vai receber uma notificação avisando que se trata de um aparelho roubado, furtado ou perdido.  

As mensagens serão enviadas assim que um novo chip for inserido no aparelho que teve a restrição ativada. O alerta vai para o whatsapp do usuário, enviado pelo Ministério da Justiça, por meio de dois números de telefone oficiais: 2025-3003 ou 2025-3000.  

Quem receber esse tipo de alerta fica ciente de que se trata de um aparelho que pode ter sido roubado ou furtado de alguém. Com isso, é preciso acessar o site gov.br/celularseguro para saber o que fazer.  

Mas uma coisa é certa: é preciso ir a qualquer delegacia de Polícia Civil, para regularizar a situação e apresentar a nota fiscal do aparelho. E, se a pessoa não tiver esse documento para comprovar que é a dona do celular, o aparelho deve ser devolvido.  

O celular que recebe esse tipo de alerta geralmente foi roubado, furtado ou perdido. Quem passa por isso deve solicitar o bloqueio no Modo Recuperação, na ferramenta Celular Seguro.  

Com a emissão das mensagens de alerta, o Ministério da Justiça quer devolver às vítimas o celular roubado ou furtado e também descobrir e combater as pessoas que cometem esses crimes e acabam vendendo para quem nem sempre sabe de onde vêm os aparelhos.  

Para evitar a compra de celulares adquiridos com o crime, é possível acessar a opção Celulares com Restrição, no aplicativo ou site Celular Seguro. É preciso informar o IMEI, o número de identificação com 15 dígitos que cada aparelho possui de fábrica. É como se fosse o chassi de um carro. A consulta é muito simples: basta digitar no teclado do próprio aparelho a ser consultado as teclas *#06#.

Por Sayonara Moreno, repórter da Rádio Nacional

Crédito do Matéria

Confira também

14 de abril: Dia Mundial do Café

No dia 14 de abril, o mundo celebra uma das bebidas mais consumidas e simbólicas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *