terça-feira , 15 de abril 2025

‘preços de alimentos vão cair’

Apresentado por Don Ernesto, o Conversa Sem Curva recebe o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira

O programa Conversa Sem Curva, da TVT News, traz uma entrevista exclusiva com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do governo Lula, Paulo Teixeira, hoje (8), às 21h. Apresentado pelo cantor e apresentador Don Ernesto, o programa promete uma conversa aprofundada sobre reforma agrária, agricultura familiar e as recentes medidas do governo Lula para conter a inflação dos alimentos.

Deputado federal licenciado, professor e advogado, Paulo Teixeira ocupa atualmente um dos ministérios centrais do governo Lula, voltado ao fortalecimento do campo e da agricultura de base familiar — setor que, segundo o ministro, é responsável por boa parte dos alimentos que chegam diariamente à mesa do povo brasileiro.

“A reforma agrária é uma luta permanente do povo brasileiro. Esse é um dos objetivos do ministério. Outro objetivo é fortalecer a agricultura familiar, que é grande responsável pela alimentação que vai à mesa do povo brasileiro”, afirmou Teixeira durante a entrevista.

Desafios em pauta no Conversa sem Curva

Além dos desafios estruturais no campo, o ministro também abordou questões imediatas, como o combate à inflação dos alimentos. De acordo com ele, as ações do governo já estão surtindo efeito prático, com a redução dos preços de diversos produtos essenciais.

Uma das principais medidas foi a isenção da tarifa de importação para nove itens alimentares, anunciada em 14 de março. A decisão tem como objetivo ampliar a oferta desses produtos no mercado interno, barateando os preços ao consumidor final. Os efeitos já são percebidos: segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), houve recuo nos preços de azeite de oliva, sardinha, carne e café.

“O efeito do imposto zero para alimentos importados já começou: os preços do azeite, da sardinha, da carne e do café já estão sendo impactados”, destacou o governo em suas redes sociais.

Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) também confirmam esse movimento. O óleo de soja teve queda de até 4% em algumas regiões, enquanto os ovos ficaram até 6% mais baratos no Espírito Santo. Em São Paulo, a carne bovina teve redução de 1%, e a farinha de trigo caiu 5% no Paraná.

Entre frutas e hortaliças, a maçã Gala teve redução de 11,84% por conta da maior oferta. A cenoura e a banana também ficaram mais baratas, com recuos de 8,01% e 3,59%, respectivamente. No entanto, alguns produtos apresentaram aumento, como a alface (24,94%) e o tomate (19,69%), puxados por fatores climáticos e baixa oferta.

Esforços do governo Lula

As medidas fazem parte de um esforço mais amplo do governo federal para conter os efeitos da inflação sobre os alimentos e garantir o acesso da população a produtos básicos. A entrevista com Paulo Teixeira mostra que essa estratégia passa tanto pela ampliação da produção familiar quanto pela regulação do mercado por meio de políticas públicas.

O programa Conversa sem Curva com Don Ernesto vai ao ar nesta semana pela TVT e traz uma oportunidade única de conhecer mais sobre as ações do governo Lula para o campo, os alimentos e a vida das famílias brasileiras. Com um tom direto e acessível, Don Ernesto conduz a conversa com o ministro de forma leve, mas profunda — do jeito que o público gosta.

Em meio a um cenário econômico desafiador, os sinais de melhora na inflação dos alimentos e o compromisso com a agricultura familiar indicam um caminho positivo. A política econômica do governo tem buscado equilibrar responsabilidade fiscal com justiça social, e o impacto direto na vida da população começa a ser visível.

Para quem se interessa por política pública, economia e alimentação, a entrevista no Conversa Sem Curva é imperdível. Assista na TVT, canal 44.1 na Grande São Paulo e pelo YouTube de onde estiver!

Crédito do Matéria

Confira também

Brasil registra 1,4 milhão de novos pequenos negócios

Brasil tem 47 milhões de pessoas à frente de algum negócio, segundo o Monitor Global …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *