sábado , 12 de abril 2025

Curso gratuito para quem não tem ensino básico

O programa Seja Pro+ vai oferecer curso profissionalizante gratuito em regiões com maior vulnerabilidade social

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lançou nesta quinta-feira (10) um programa para oferecer, inicialmente, 25 mil vagas gratuitas em cursos profissionalizantes na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) em todo o país. Os cursos são para jovens entre 18 e 29 anos que precisaram abandonar a escola e não concluíram a educação básica: ensino fundamental anos finais (6º ao 9º ano) e/ou ensino médio (1ª a 3ª série). Saiba mais em TVT News.

Cerca de 10 milhões de jovens estão aptos a participar do programa. O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, disse que o objetivo é aliar a elevação da escolaridade com a qualificação profissional, atendendo a demandas do setor industrial.

“Entre muitos desafios, temos o desafio de qualificar melhor o nosso mercado de trabalho. Então é preparar para o ensino médio, para o ensino profissionalizante, para a universidade e preparar o mercado de trabalho para melhor remunerar os trabalhadores e trabalhadoras, porque há uma faixa, uma camada muito mal remunerada”, disse Marinho durante o lançamento do programa na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), em Salvador.

Início do curso profissionalizante ocorre na Bahia

O programa começará pela Bahia, onde serão disponibilizadas 3 mil vagas nos municípios de Salvador, Camaçari, Jequié, Madre de Deus e Candeias, para cursos nas áreas de Logística e Transporte, Construção, Manutenção e Reparos, Metalmecânica, Couro e Calçados, Tecnologia e Engenharia. As inscrições para o curso estarão disponíveis ainda este mês, com início das turmas previsto para o segundo semestre de 2025.

Ao completar o curso, o Sesi enviará ao MTE os dados dos alunos concluintes para inscrição nas agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine), visando sua rápida inserção no mercado de trabalho. “Fizemos questão de lançar o programa aqui na Bahia, um programa que possa atender ao jovem que quer seguir seus estudos. O acordo prevê investimento inicial de R$ 200 milhões para a abertura de pelo menos 25 mil vagas gratuitas na EJA para jovens entre 18 e 29 anos em vários estados brasileiros”, afirmou o presidente do Conselho Nacional do SESI (CN-SESI), Fausto Augusto Junior.

Incentivo: curso profissionalizante para quem não ensino fundamental

A aluna Roqueline Souza, formada pelo Sesi dentro desse modelo, contou que sua educação foi interrompida pela morte do pai. Ao ter conhecimento do EJA, fez a matrícula no curso e concluiu o ensino médio em 6 meses, iniciando em seguida a faculdade de Direito e na sequência a pós-graduação em direito previdenciário. “E o projeto do Sesi foi determinante nisso. Tenho certeza de que esse projeto, Seja Pro+, que terá o incentivo do Governo Federal, também será determinante para outros estudantes”, ressaltou.

Geração de empregos

Luiz Marinho falou ainda sobre a geração de empregos, destacando os números do Novo Caged de janeiro e fevereiro, quando foram criados 137 mil e 436 mil empregos, respectivamente. “E vamos gerar também em março, mesmo a contragosto do mercado. Vamos baixar o juro do empréstimo para o trabalhador, vamos investir em políticas públicas em prol de melhoria de vida para o povo brasileiro”, finalizou o ministro.

Por Secretaria de Comunicação Social.

Leia outras notícias sobre emprego e trabalho na TVT News

As notícias mais lidas da TVT News

Veja quais são as notícias mais lidas do último mês na TVT News

Crédito do Matéria

Confira também

Atingidas por barragens ocupam Masp com exposição de telas bordadas

Peças têxteis realizadas com retalhos de tecido de bordado sobre juta trazem expressão das vivências …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *