sábado , 12 de abril 2025

Rio de Janeiro recebe marca oficial como Capital Mundial do Livro

Nesta sexta-feira (11), a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro lançou a marca do Rio Capital Mundial do Livro, título concedido à cidade pela Unesco. A cidade assume o mandato em 23 de abril, no Dia Mundial do Livro. 

A cerimônia ocorreu no Real Gabinete Português de Leitura e contou com a presença do prefeito Eduardo Paes e da ministra da Cultura, Margareth Menezes, que assinaram um protocolo do Ministério da Cultura (MinC) de apoio à iniciativa. O documento prevê uma troca de informações, dados e mapeamentos para que possam desenvolver programas de formação em literatura. 

No evento também participaram o presidente da Academia Brasileira de Letras, Merval Pereira e o secretário municipal de Cultura do município, Lucas Padilha. 

“O Rio é o livro sem ponto final. Aqui, histórias se realizam e realidades se superam. Sonho e apoteose são assunto popular  e coisa séria. Ao longo deste ano, vamos trabalhar ainda mais pela cultura do livro e da leitura, traduzindo mais e melhores políticas públicas nas áreas de cultura e educação. Daqui a um ano, veremos que valeu muito a pena sermos Capital Mundial do Livro”, afirmou Eduardo Paes, em seu discurso. 

Essa é a primeira vez que a Unesco atribui o título a uma cidade de língua portuguesa. A campanha traz um calendário com vários eventos e ações voltadas à promoção da leitura, como a Bienal do Livro, que promete ser a maior da história do país e a edição especial do Prêmio Jabuti, que será realizada pela primeira vez na capital fluminense. 

A programação inclui atividades nas Bibliotecas do Amanhã, visitas a bibliotecas municipais, exposições em museus, feiras literárias e intervenções culturais nos principais terminais de transporte público do Rio. 

Com informações da Prefeitura do Rio

Leia mais notícias

Crédito do Matéria

Confira também

Atingidas por barragens ocupam Masp com exposição de telas bordadas

Peças têxteis realizadas com retalhos de tecido de bordado sobre juta trazem expressão das vivências …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *