sábado , 12 de abril 2025

Show de Lady Gaga movimentará R$ 600 milhões no Rio

A passagem da estrela americana Lady Gaga pela cidade do Rio de Janeiro deve proporcionar à economia carioca a movimentação de R$ 600 milhões. O show gratuito acontece no dia 3 de maio, em pleno feriado prolongado do Dia do Trabalhador, quando são esperadas 1,6 milhão de pessoas nas areias da Praia de Copacabana.

Desse público estimado, 240 mil devem ser turistas, sendo 80% estrangeiros e 20% brasileiros. As estimativas fazem parte do estudo Potenciais Impactos Econômicos do Show da Lady Gaga no Rio – 2025, divulgado nesta sexta-feira (11).

O levantamento foi elaborado pela Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e a Riotur, empresa de promoção ao turismo da prefeitura.

A pesquisa aponta que, do turista estrangeiro, é esperado um gasto médio de R$ 590,40 por dia. Já para o turista brasileiro, R$ 515,84. O morador do Rio, que não precisa pagar por hospedagem, gastará R$ 133,60 diários, estima o estudo.

Efeito feriadão

Como o show da popstar dona de sucessos como Bad RomancePoker Face e Born This Way, acontece em um sábado dois dias depois do feriado, a prefeitura estima que os turistas estrangeiros passarão quatro dias na cidade, em média. Já os brasileiros, três dias.

Esse período prolongado explica, de acordo com os técnicos, porque a movimentação econômica deve superar em 27,5% o impacto de R$ 469,4 milhões gerado pela cantora Madonna, que e apresentou na mesma praia de Copacabana em 4 de maio do ano passado. Na ocasião, a prefeitura disse que o público foi também de 1,6 milhão de pessoas.

A promessa da prefeitura é que, pelo menos até 2028, sempre haja um grande show gratuito em Copacabana nos meses de maio. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Osmar Lima, destaca que o evento anual muda a característica do mês.

“Movimenta a cidade em um mês antes considerado de baixa temporada: com hotéis cheios e aumento de gastos em bares e restaurantes e no comércio, gerando emprego e renda para a população”, avalia.

Lady Gaga
Madonna levou multidão ao delírio em megashow na praia de Copacabana em 4 de maio de 2024. Foto: Fabio Motta/Prefeitura do Rio

Efeito multiplicador

O megashow da cantora Lady Gaga será patrocinado por empresas privadas com o apoio do governo do estado e da prefeitura do Rio de Janeiro.

O levantamento da prefeitura aponta que, em maio de 2024, quando houve o show da Madonna, a arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS), um tributo municipal, aumentou 13,8%, já descontada a inflação.

Atividades relacionadas ao turismo, eventos e entretenimento, transporte municipal, setor aeroportuário e rodoviário e atividades artísticas tiveram um incremento na arrecadação de R$ 7,3 milhões, na comparação entre maio de 2024 (R$ 59,8 milhões) e maio de 2023 (R$ 52,5 milhões).

Nas contas da prefeitura, o Rio ganha também com exposição ne mídia internacional, como se fosse uma publicidade gratuita da imagem da cidade. Os organizadores do evento afirmam que somente com o anúncio do show, a estimativa de publicidade gratuita na mídia global foi de US$ 48 milhões (equivalente a cerca de R$ 280 milhões), valor que deve superar a R$ 1 bilhão com o show, acreditam. No espetáculo da Madonna, o valor calculado foi de R$ 1,4 bilhão.

Para o presidente da Riotur, Bernardo Fellows, a atração reforça a capacidade do Rio de receber grandes eventos.

“É mais uma possibilidade de mostrar internacionalmente a potencialidades turísticas que o Rio tem para oferecer”, diz.

Hotéis

De acordo com prévia divulgada no último dia 4 pelo HotéisRIO, o sindicato de donos de meios de hospedagem da capital carioca, a ocupação hoteleira da cidade para o período que abrande o feriado do Trabalhador e o show está em 61,51%, marca comemorada pela entidade. A próxima prévia será divulgada no dia 17.

No ano passado, a lotação de hotéis em Copacabana chegou a 96%, por causa do efeito Madonna.

Little monsters

Em fevereiro, assim que foi confirmada a realização do show, a cantora americana publicou uma mensagem nas redes sociais:

“É uma grande honra ser convidada para cantar para o Rio — durante toda a minha carreira, os fãs no Brasil têm sido parte da força vital dos ‘little monsters‘ (monstrinhos, o apelido dos seus fãs)”.

Por Bruno de Freitas Moura, repórter da Agência Brasil

Crédito do Matéria

Confira também

Atingidas por barragens ocupam Masp com exposição de telas bordadas

Peças têxteis realizadas com retalhos de tecido de bordado sobre juta trazem expressão das vivências …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *