A morte de Mario Vargas Llosa foi anunciada por seu filho, Álvaro. O funeral não terá cerimônia pública
O escritor Mario Vargas Llosa, vencedor de Nobel de Literatura, em 2010, faleceu no domingo (13), em Lima, no Peru, aos 89 anos. O falecimento foi anunciado em um comunicado nas redes sociais por seu filho, Álvaro. A causa da morte não foi informada. Saiba mais em TVT News.
“É com imenso pesar que anunciamos que nosso pai, Mario Vargas Llosa, faleceu pacificamente hoje em Lima, cercado por sua família”, disse Álvaro. “Sua partida entristece seu parentes, amigos e leitores ao redor do mundo, mas nós esperamos que eles encontrem conforto, como nós, no fato de que ele viveu uma longa e frutífera vida e deixa uma obra que o sobreviverá”, continuou o filho.
Segundo o comunicado, o funeral não terá uma cerimônia pública e será fechado para família e amigos. Respeitando seu desejo, o escritor será cremado.
It is with deep sorrow that we announce that our father, Mario Vargas LLosa, passed away peacefully in Lima today, surrounded by his family.@morganavll pic.twitter.com/c6HgEfyaIe
— Álvaro Vargas Llosa (@AlvaroVargasLl) April 14, 2025
Junto com Gabriel García Márquez, Julio Cortázar e Carlos Fuentes, Vargas Llosa se tornou conhecido mundialmente nas décadas de 1960 e 1970 no período que ficou conhecido como “boom latino-americano”. O escritor peruano era o último representante vivo desta geração.
*Em atualização