segunda-feira , 21 de abril 2025

Entenda a relação do Papa Francisco com o futebol

Santo Padre era torcedor fanático do San Lorenzo, admirava o futebol brasileiro e chegou a dizer que Pelé superava Maradona e Messi

O Papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira (21), era apaixonado por futebol desde a juventude, e levava levava sua paixão pelos gramados até mesmo para dentro do Vaticano. O pontífice também não escondia o carinho pelo esporte e suas figuras históricas. Saiba mais em TVT News.

Francisco era torcedor fervoroso do San Lozenzo, tradicional time de Buenos Aires. Antes de chegar ao trono de Pedro, Jorge Mario Bergoglio já cultivava uma relação especial com o time. O então cardeal celebrava missas na sede do clube, especialmente todo dia 1º de abril, data em que o San Lorenzo comemora seu aniversário de fundação.

Em 2013, o ano em que Bergoglio foi eleito papa, o San Lorenzo quebrou um jejum de seis anos e voltou a conquistar um título nacional. No ano seguinte, viveu um feito histórico: venceu, pela primeira vez, a Copa Libertadores da América. A coincidência entre o pontificado e o sucesso em campo fez com que muitos torcedores passassem a acreditar em uma “ajudinha divina” vinda do Vaticano.

O San Lozenzo, ou “clube do papa”, prestou homenagens em suas redes sociais ao Papa. Destacando que Francisco “nunca foi só mais um.”

“Nunca foi apenas mais um e sempre foi um dos nossos. Cuervo desde criança e como homem… Cuervo como sacerdote e cardeal… Cuervo também como Papa…Sempre transmitiu sua paixão pelo Ciclón: quando ia ao Viejo Gasómetro para ver o time de 46, quando confirmava Angelito Correa na capela da Cidade Esportiva, quando recebia as visitas azulgranas no Vaticano sempre com total felicidade… Sócio N°88235.De Jorge Mario Bergoglio a Francisco, houve algo que jamais mudou: seu amor pelo Ciclón. Envoltos em profunda dor, desde #SanLorenzo hoje dizemos a Francisco: Adeus, obrigado e até sempre! Estaremos juntos pela eternidade!”, escreveu o San Lorenzo em nota.

Em reconhecimento ao seu torcedor mais ilustre, o San Lorenzo anunciou que o novo estádio do clube se chamará “Papa Francisco”. A previsão é de que as obras da arena comecem ainda em 2025.

Itália adia jogos

A Serie A, principal liga de futebol da Itália, anunciou o adiamento de todos os jogos marcados para esta segunda-feira (21) em respeito à morte do papa Francisco. A organização também postergou as quatro partidas previstas para quarta-feira (23), em sinal de luto pelo falecimento do pontífice argentino.

Nesta segunda-feira (21) aconteceriam quatro partidas: Torino x Udinese, Cagliari x Fiorentina, Genoa x Lazio e Parma x Juventus.

“Deus é brasileiro e o papa é argentino”

Em 2013, logo após ser eleito, Francisco veio ao Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), e concedeu uma entrevista para a Rede Globo.

Durante a conversa, o pontífice disse: “O povo brasileiro tem um grande coração. Quanto à rivalidade, creio que já está totalmente superada. Porque negociamos bem: o Papa é argentino e Deus é brasileiro”.

A frase ficou para a história, como uma das mais marcantes do Santo Padre, que ganhou o carinho dos brasileiros ao comparar a rivalidade no futebol entre os dois países.

Papa já colocou Pelé acima de Messi e Maradona

Em 2023, após Lionel Messi conquistar sua oitava Bola de Ouro, o papa Francisco foi questionado, durante uma entrevista, sobre quem considerava o melhor: Messi ou Maradona. A resposta do pontífice surpreendeu. Em vez de escolher entre os dois ídolos argentinos, ele mencionou um nome brasileiro: Pelé. Veja no vídeo abaixo:

CBF declara luto de sete dias

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), prestou condolências sobre a morte do Papa. Em seu site oficial, a entidade decretou luto de uma semana e minuto de silêncio em todas as partidas.

“É com muita tristeza que recebi a notícia da morte do papa Francisco, um dos grandes nomes da luta pela paz no mundo. Ele tinha um olhar especial para o esporte. Ele acredita que o esporte era um dos fatores de transformação, como instrumento de uma cultura de paz na sociedade”, afirmou Ednaldo Rodrigues, que se encontrou com o pontífice em setembro de 2022 no Vaticano.

No encontro, o presidente da CBF presenteou o pontífice com duas camisas da seleção brasileira. Na ocasião, Ednaldo firmou com o Papa a “Declaração do Esporte Para Todos”, documento cujo compromisso é incentivar a integração da sociedade por meio do esporte.

A reunião ocorreu por conta da Cúpula Internacional do Esporte, uma iniciativa do Vaticano para discutir o esporte como ferramenta de desenvolvimento das pessoas em todo o mundo.

Ednaldo-Rodrigues,-presidente-da-CBF,-e-Papa-Francisco.-Foto:-CBF-TVT-NEWS
Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, e Papa Francisco. Foto: CBF

“O papa foi um dos grandes incentivadores da luta da CBF contra o racismo no futebol e também para trabalhamos para que o esporte seja um vetor decisivo para inclusão de todos, com competições de pessoas com deficiência, indígenas e diversos setores muitas vezes marginalizados. A Declaração do Esporte para Todos nos deu ainda mais força para seguir nesta jornada. Foi fundamental o chamado do papa para as entidades esportivas, atletas e torcedores fazerem a sua parte”, disse Ednaldo Rodrigues.

Clubes brasileiros se manifestam

E como um grande fã de futebol, a morte do Papa Francisco não passaria despercebida nos clubes brasileiros. Os tradicionais times homenagearam o pontífice nas redes sociais. Veja abaixo a repercussão de alguns:

Atlético Mineiro

Botafogo

Bahia

Corinthians

Flamengo

Fluminense

Grêmio

Palmeiras

Santos

Sport

São Paulo

Crédito do Matéria

Confira também

7 cardeais brasileiros participam da escolha do novo papa

O conclave para a escolha do sucessor de Papa Francisco ocorre entre 15 e 20 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *