segunda-feira , 21 de abril 2025

líderes religiosos lamentam a morte

Papa Francisco faleceu na madrugada desta segunda feira (21), aos 88 anos, em decorrência de uma doença pulmonar crônica

A morte do Papa Francisco, confirmada pelo Vaticano na madrugada desta segunda-feira (21), repercutiu entre autoridades e líderes religiosos. O cardeal sofria de uma doença pulmonar crônica desde fevereiro. Sua morte ocorreu após o Domingo de Páscoa, quando fez sua última aparição pública para abençoar pessoas na Praça São Pedro. Saiba mais em TVT News.

CNBB: Papa agia em favor dos mais pobres e marginalizados

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se manifestou nas redes sociais após o falecimento do cardeal. Em nota, a CNBB lembra o papa como alguém que “nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados”. Leia na íntegra:

Padre Júlio Lancellotti: amor aos pobres marca o Papa Francisco

Assim como o padre Júlio Lancellotti, o Papa Francisco defendia as populações vulneráveis. Em entrevista à Globo News nesta terça-feira, o coordenador da Pastoral do Povo de Rua lamentou a morte do cardeal: “Deixa para nós o legado da misericórdia, da compaixão. Se nós tivéssemos que dar um título ao Francisco, seria ‘Francisco, o Misericordioso’”.

Padre Júlio definiu o Papa Francisco como “um despojado, misericordioso e amigo dos pobres”. O padre ressaltou que o amor do cardeal “aos pobres, aos imigrantes, aos refugiados, aos grupos rejeitados, à comunidade LGBT e a população em situação de rua” o sobreviverá e deve ser levado em consideração na escolha do novo líder religioso.

Santuário de Nossa Senhora Aparecida: Papa Francisco tinha olhar acolhedor aos vulneráveis

O Santuário Nacional de Aparecida lamentou a morte do cardeal e declarou que o “querido Santo Padre também viver para sempre através dos exemplos que deixou”. A Basílica ressalta “o olhar acolhedor e misericordioso principalmente aos pequenos e vulneráveis, a expressão alegre e serena, a voz promotora da paz e do cuidado com a Criação e o coração humilde”. Leia a nota na íntegra:

Arquidiocese de São Paulo: Dom Odilo lamenta a morte do Papa Francisco

A Arquidiocese de São Paulo realizará uma missa em sufrágio do Papa Francisco nesta segunda-feira, às 12h, na Catedral da Sé. O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidirá a cerimônia para orar pelo “descanso eterno do Sumo Pontífice”. Confira a nota:

Crédito do Matéria

Confira também

Entenda a relação do Papa Francisco com o futebol

Santo Padre era torcedor fanático do San Lorenzo, admirava o futebol brasileiro e chegou a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *