quinta-feira , 24 de abril 2025

Lula determina demissão do presidente do INSS

O presidente Lula determinou nesta quarta-feira (23) a demissão do presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto. Ele é um dos investigados da Operação Sem Desconto, que a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram na manhã desta quarta-feira (23). Entenda em TVT News.

Presidente do INSS é exonerado após suspeita de fraudes 

exoneração do presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União desta quarta-feira (23). A portaria é assinada pela ministra substituta da Casa Civil, Miriam Belchior.

A demissão foi efetivada pelo Ministério da Previdência Social, ao qual o INSS é vinculado. Mais cedo, a Justiça Federal já havia determinado o afastamento cautelar de Stefanutto e de outros cinco servidores públicos. Às 16h, Stefanutto pediu para deixar o cargo.

O ex-presidente do INSS foi indicado ao cargo pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. Ambos são do PDT. Junto com Stefanutto, foram afastados outros servidores públicos: Virgílio Antônio Ribeiro de Oliveira Filho, procurador geral do INSS; Giovani Batista Fassarella Spiecker, coordenador-geral de Suporte ao Atendimento ao Cliente do INSS; Vanderlei Barbosa dos Santos, diretor de Benefícios e Relacionamento com o Cidadão; e Jacimar Fonseca da Silva, coordenador-geral de Pagamentos e Benefícios do INSS.

Por que Lula demitiu o presidente do INSS?

A operação investiga um suposto esquema nacional de cobrança de mensalidades associativas não autorizadas que teria descontado de aposentados e pensionistas cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

Após a deflagração da operação, o governo Lula anunciou a suspensão de todos os acordos de cooperação técnica que permitem que organizações da sociedade civil cobrem de aposentados e pensionistas mensalidades associativas descontadas diretamente dos benefícios pagos pelo INSS.

Com informações de Agência Brasil.

Crédito do Matéria

Confira também

Crescem matrículas de alunos com transtorno do espectro autista

Proporção dos estudantes com transtorno do espectro autista aumentou 44,4% na educação básica. Dados são …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *