sexta-feira , 4 de abril 2025

Robô aranha gigante é atração da Petrobras em feira de ciências da USP

Construído pelo Manual do Mundo e com patrocínio da companhia, o Octobot tem 2,10 metros e pesa mais de 200 quilos

O Octobot, um robô aranha com 2,10 metros de comprimento e que pesa mais de 200 quilos, é a grande atração da Petrobras na Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), que começou hoje (25), no Campus da USP (Universidade de São Paulo), na capital paulista. O robô ficará exposto em um espaço exclusivo e os visitantes poderão tirar foto em cima da máquina. A Febrace vai até sexta-feira (28), mas a visitação pública será somente na quarta e quinta-feira, dias 26 e 27 de março, das 8h30 às 16h30. A entrada é gratuita.

Construído pelo Manual do Mundo – plataforma brasileira especializada em educação para as ciências -, com patrocínio da Petrobras (a companhia também é patrocinadora da feira há 16 edições), o robô é inspirado nas esculturas do artista holandês Theo Jansen, famoso por suas obras cinéticas. O Octobot foi projetado com chapas de alumínio nas pernas e chassi de aço. Seus movimentos são simulados por quatro servomotores, controlados por uma plataforma eletrônica Arduíno. A máquina demorou nove meses para ser fabricada e ficou pronta em novembro passado.

Além da exposição do Octobot, com direito a fotografia em cima do robô, a Petrobras e o Manual do Mundo farão um bate-papo com o público, na quarta-feira (26), às 17h30, sobre “inovação, sustentabilidade e as histórias por trás dos grandes sucessos”. Os palestrantes serão a gerente setorial de Mudanças Climáticas da companhia, Emanuela Santos, e o co-fundador e apresentador do Manual do Mundo, Iberê Thenório. A Petrobras terá ainda um estande interativo na feira.

Incentivando ciência e inovação

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), a Febrace é hoje um dos principais eventos de incentivo à ciência no Brasil, despertando vocações e estimulando a criação de soluções inovadoras para problemas reais. Na edição deste ano, o tema de maior destaque da feira são as mudanças climáticas.

Os visitantes da Febrace poderão conferir, de perto, os 300 projetos finalistas, desenvolvidos por 671 estudantes do ensino básico e técnico de 269 escolas públicas e privadas de todo o país. Os melhores projetos irão representar o Brasil na Regeneron ISEF – a maior feira internacional do segmento, que acontece em maio, nos Estados Unidos.

Serviço:
Febrace 2025
Local: Inova USP – Campus da USP (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 370 – Butantã, São Paulo – SP)
Quarta-feira (26), das 17h30 às 18h15: palestra: “Petrobras e Manual do Mundo: inovação, sustentabilidade e as histórias por trás dos grandes sucessos.”
Quarta-feira (26) e quinta-feira (27), das 8h30 às 16h30: mostra aberta ao público, com entrada franca.
Site oficial: https://febrace.org.br

Via Agência Gov

Crédito do Matéria

Confira também

Era uma impossibilidade ser advogado em Brasília numa faculdade privada

FIES, Minha Casa, Minha Vida, INSS, Farmácia Popular, SAMU, são alguns dos programas que ajudam …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *