sexta-feira , 4 de abril 2025

em sintonia com Lula, ONU quer esforços pelo clima

Em evento na Alemanha, o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse estar em contato com Lula por avanços reais na COP 30

Com a proximidade da COP 30, o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, destacou hoje (27) a necessidade de um maior compromisso das grandes economias na luta contra as mudanças climáticas durante o 16º Diálogo Climático de Petersberg, realizado em Berlim. Veja essa e outras notícias sobre a COP 30 em TVT News.

O evento reuniu ministros de 40 países e serviu como preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 30), que ocorrerá em novembro em Belém do Pará, Brasil.

Em uma mensagem por vídeo, Guterres ressaltou a importância da apresentação de novos planos climáticos nacionais até setembro, alinhados a uma transição verde justa. Ele afirmou que tem mantido contato com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para garantir um compromisso mais ambicioso das grandes economias na redução das emissões de gases de efeito estufa. “Garantir a mais alta ambição das maiores economias”, disse.

Para monitorar os avanços, a ONU convocará um evento especial em setembro, onde será feito um balanço dos planos climáticos dos países, com o objetivo de pressionar por medidas mais eficazes para limitar o aquecimento global a 1,5°C e reforçar a justiça climática.

Mudanças climáticas e a COP 30

Durante sua participação no evento, Guterres alertou que, há uma década, o planeta caminhava para um aumento de temperatura superior a 4°C. Hoje, com a implementação dos planos climáticos nacionais, esse número foi reduzido para 2,6°C. No entanto, ele reforçou que os impactos da crise climática continuam a crescer e afetam especialmente as populações mais vulneráveis. Além das consequências ambientais, a crise tem impactos econômicos diretos, elevando os custos de vida, os preços dos alimentos e dos seguros.

Apesar dos desafios, o Secretário-Geral destacou avanços expressivos na adoção de energias renováveis. Em 2024, a incorporação de fontes sustentáveis de eletricidade atingiu um recorde histórico, representando mais de 92% da nova capacidade de geração instalada no mundo. Segundo ele, isso demonstra que investir em energia limpa é uma escolha cada vez mais estratégica e econômica. Ele também ressaltou que a energia limpa impulsiona o crescimento econômico e gera empregos, representando 5% do crescimento da economia da Índia em 2023 e 6% nos Estados Unidos. Na China, contribuiu com um quinto do crescimento do PIB e, na União Europeia, com um terço.

Preparação para a COP 30

Com a aproximação da COP 30, o Brasil se posiciona como líder na luta contra as mudanças climáticas. A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, enfatizou a retomada de políticas ambientais estratégicas pelo governo Lula, como o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAM). Entre 2003 e 2008, esse plano reduziu o desmatamento em 83%, evitando a emissão de 5 bilhões de toneladas de CO2.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em fevereiro de 2025, os alertas de desmatamento na Amazônia atingiram o menor índice já registrado para o mês, com apenas 80,95 km² de área desmatada, uma redução de 64,26% em relação ao ano anterior. O governo também registrou quedas de 46% no desmatamento da Amazônia em comparação com 2022 e de 47% no Cerrado em relação a 2023.

A expectativa é que a COP 30 seja um marco na agenda climática global, consolidando o Brasil como um protagonista na discussão sobre sustentabilidade e transição ecológica. O evento, que será realizado em Belém, deverá contar com lideranças internacionais para definir novas metas e compromissos ambientais para as próximas décadas.

Crédito do Matéria

Confira também

Era uma impossibilidade ser advogado em Brasília numa faculdade privada

FIES, Minha Casa, Minha Vida, INSS, Farmácia Popular, SAMU, são alguns dos programas que ajudam …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *