sexta-feira , 4 de abril 2025

MDA assina acordo para, por meio da agricultura familiar, recuperar áreas degradadas

Nesta terça-feira (1), o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, assinou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) juntamente com o presidente da Caixa Econômica Federal (CAIXA), Carlos Vieira. Na ocasião, o ministro relembrou o compromisso do Governo Federal com a redução do desmatamento da floresta amazônica: “Nós temos esta proposta de restauração vegetal para a COP30, ampliando e fortalecendo a função ambiental da floresta amazônica. Não queremos levar propostas, mas entregas para a COP30”.

Também participaram o vice-presidente de Sustentabilidade e Cidadania Digital da CAIXA, Paulo Rodrigo de Lemos Lopes, e a secretária executiva adjunta do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Anna Flávia Franco. “Hoje é um dia extremamente importante, e para nós é uma satisfação ouvir de um agente financeiro importante para o país, como é a Caixa Econômica, expressar com tanta firmeza o compromisso com a sustentabilidade com o futuro do país e do planeta”, declarou Anna.

Programa Florestas Produtivas

A parceria tem como objetivo promover a agricultura familiar como mecanismo de recuperação de áreas degradadas e ampliar a produção de alimentos saudáveis e de produtos da sociobiodiversidade no âmbito do Programa Nacional de Florestas Produtivas. A partir da assinatura, os agentes envolvidos passam a elaborar conjuntamente uma chamada pública via Fundo Socioambiental CAIXA (FSA CAIXA) focada em ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).

O recurso disponibilizado pelo FSA CAIXA para o Edital será de R$ 50 milhões, que, somados ao edital de lançamento do MDA com o MMA e BNDES, já totalizam R$200 milhões em parcerias para o Programa Nacional de Florestas Produtivas.

Os estados selecionados para essa iniciativa são Acre, Pará, Rondônia, Maranhão e Mato Grosso, que estão no chamado Arco do Desmatamento, que será transformado no Arco da Restauração. A primeira chamada está prevista para sair em maio.

Via Agência Gov

Crédito do Matéria

Confira também

Era uma impossibilidade ser advogado em Brasília numa faculdade privada

FIES, Minha Casa, Minha Vida, INSS, Farmácia Popular, SAMU, são alguns dos programas que ajudam …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *