terça-feira , 22 de abril 2025

Papa Francisco pede lápide simples em testamento

“O túmulo deve ser no chão; simples, sem decoração especial e com uma única inscrição: Franciscus.” Leia na íntegra o testamento do Papa Francisco

Papa Francisco morreu neste 21 de abril e pede em testamento que seja enterrado com simplicidade. Veja o que diz o testamento do Papa Francisco em TVT News.

Testamento do Papa Francisco

“O túmulo deve ser no chão; simples, sem decoração especial e com uma única inscrição: Franciscus.” Leia na íntegra o testamento do Papa Francisco, que morreu neste 21 de abril.

 

Miserando atque Eligendo

Sentindo que se aproxima o ocaso da minha vida terrena e com viva esperança na Vida Eterna, desejo expressar a minha vontade testamentária somente no que diz respeito ao local da minha sepultura.

Sempre confiei a minha vida e o ministério sacerdotal e episcopal à Mãe do Nosso Senhor, Maria Santíssima. Por isso, peço que os meus restos mortais repousem, esperando o dia da ressurreição, na Basílica Papal de Santa Maria Maior.

Desejo que a minha última viagem terrena se conclua precisamente neste antiquíssimo santuário Mariano, onde me dirigia para rezar no início e fim de cada Viagem Apostólica, para entregar confiadamente as minhas intenções à Mãe Imaculada e agradecer-Lhe pelo dócil e materno cuidado.

Peço que o meu túmulo seja preparado no nicho do corredor lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza desta mesma Basílica Papal, como indicado no anexo.

O túmulo deve ser no chão; simples, sem decoração especial e com uma única inscrição: Franciscus.

As despesas para a preparação da minha sepultura serão cobertas pela soma do benfeitor que providenciei, a ser transferida para a Basílica Papal de Santa Maria Maior e para a qual dei instruções apropriadas ao Arcebispo Rolandas Makrickas, Comissário Extraordinário do Cabido da Basílica.

Que o Senhor dê a merecida recompensa àqueles que me quiseram bem e que continuarão a rezar por mim. O sofrimento que esteve presente na última parte de minha vida eu o ofereço ao Senhor pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povos.

Santa Marta, 29 de junho de 2022

morre-o-papa-francisco-aos-88-anos-papa-francisco-foi-o-primeiro-papa-latino-americano-e-morreu-dia-21-de-abril-de-2025-aos-88-anos-foto-vatican-news-tvt-news
Papa Francisco foi o primeiro Papa Latino-americano e morreu dia 21 de abril de 2025, aos 88 anos. Foto: Vatican News

“Miserando atque eligendo” significa “Vendo-o com misericórdia, escolheu-o” ou “Com misericórdia, o elegeu”. Esta frase latina é o lema do Papa Francisco e é uma referência à homilia de São Beda, o Venerável, sobre a vocação de São Mateus. O lema reflete a visão pastoral do Papa Francisco, que enfatiza a importância da misericórdia de Deus.

Quando será a escolha do novo Papa?

Papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21), após um longo tratamento contra a pneumonia. Agora, a Igreja Católica se prepara o sepultamento do Santo Padre, e a definição o sucessor do argentino, que comandou o cristianismo por onze anos. A escolha será definida no Conclave, ritual realizado sempre que um pontífice morre ou renuncia ao cargo.

Líder-da-Igreja-Católica-morreu-na-manhã-desta-segunda-feira-(21).-Foto:-Vatican-News-tvt-news
Líder da Igreja Católica morreu na manhã desta segunda-feira (21). Foto: Vatican News.

Pelas regras da Igreja, o sepultamento deve ocorrer entre quatro e seis dias após a morte. Francisco também quebrou a tradição ao escolher como local de descanso final a Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, e não a Basílica de São Pedro, onde costumam ser enterrados os pontífices. A decisão remete à sua devoção à Virgem Maria e aos frequentes momentos de oração que teve no local durante o pontificado. A última vez que um papa foi enterrado fora da Basílica de São Pedro foi em 1903, com Leão XIII.

A escolha do sucessor de um papa ocorre sempre que há a renúncia ou a morte do líder da Igreja Católica. O processo de eleição foi formalizado em 1274, durante o pontificado de Gregório X, no século XIII. Antes disso, o papa era escolhido de maneira menos estruturada, já que a figura do pontífice era essencialmente a do bispo de Roma.

Papa será escolhido em conclave

Desde então, a eleição passou a ocorrer em uma assembleia reservada, conhecida como conclave, realizada na Capela Sistina, no Vaticano. O termo “conclave” vem do latim cum clavis, que significa “fechado à chave”, em referência ao isolamento total dos cardeais eleitores durante o processo — sem acesso ao mundo exterior, sem comunicação e com vigilância reforçada, para garantir a confidencialidade da votação.

Duas vezes por dia, durante a eleição, as cédulas utilizadas nas votações são queimadas, e a fumaça resultante se torna um dos símbolos mais tradicionais do processo. A chaminé da Capela Sistina se transforma em foco de atenção mundial, já que dela saem os sinais que indicam o andamento da eleição.

A fumaça preta, produzida com a adição de substâncias químicas às cédulas, indica que a votação foi inconclusiva e ainda não há um novo papa. Já a fumaça branca — aguardada com expectativa por fiéis ao redor do mundo — anuncia que o sucessor foi escolhido.

Quando um novo líder é eleito, ele é questionado: “Você aceita sua eleição canônica como Sumo Pontífice?” Em seguida, ele escolhe o nome pelo qual será conhecido durante seu papado e veste as vestes oficiais.

Leia outras notícias sobre a morte do Papa Francisco com a TVT News

Crédito do Matéria

Confira também

O primeiro papa latino-americano foi o 1° em muitas coisas

Além de ser o primeiro papa latino-americano, Francisco foi inovador em muitas áreas. Morreu em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *