O SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DA CONSTRUÇÃO E DO MOBILIÁRIO DE MOGI DAS CRUZES, vem a público divulgar as seguintes ações frente à pandemia da doença infecciosa (COVID 19), novo coronavírus, declarada pela Organização Mundial de Saúde – OMS.
Nosso objetivo é a preservação da saúde, da vida, do emprego e dos direitos de todos os trabalhadores nos setores econômicos e municípios abrangidos pelo SINTRAMOG.
Cientes de que cada setor produtivo tem sua própria realidade e dinâmica de trabalho, reivindicamos de forma geral os seguintes pontos:
- Nos departamentos administrativos e onde houver possibilidade, a liberação imediata para o trabalho remoto “home office”.
- Multiplicar os cuidados com a higiene de banheiros e demais ambientes do local de trabalho de acordo com as recomendações dos órgãos públicos competentes.
- Fornecer sanitizantes (álcool 70% ou outros adequados à atividade).
- Reduzir a carga horária e flexibilizar horários de entrada e saída como forma de evitar ao máximo a aglomeração em ambientes como vestiários e refeitórios e até mesmo nos meios coletivos de transporte utilizados para o percurso.
- Reorganizar o processo de trabalho para aumentar a distância entre pessoas.
- Conceder licença remunerada e imediata de todos os trabalhadores que estão dentro do quadro de maior risco (acima de 60 anos, transplantados, hipertensos, imunodeficentes, portadores de doenças crônicas ou respiratórias, etc.)
- Conceder licença remunerada para trabalhadores que convivem (em seu ambiente domiciliar) com idosos ou outros membros que integram o chamado grupo de alto risco.
- Implantar a medição diária de temperatura corporal de todos os trabalhadores e indivíduos que adentrarem aos locais de trabalho.
- Garantir a estabilidade no emprego, bem como a manutenção dos salários e benefícios para trabalhadores sob indicação médica de quarentena, seja por contágio ou contato direto com pessoas infectadas.
- Disponibilizar um número de WhatsApp para que todos trabalhadores que estiverem com gripe, tosse e/ou morando sob o mesmo teto com pessoas infectadas ou sob suspeita da doença, façam a comunicação através de mensagens e fiquem em casa por até 7 dias para tratamento, dispensando assim a necessidade do atestado médico.
- Em caso da necessidade de interdição do local de trabalho por causa de epidemia do coronavírus, a empresa deverá iniciar processo específico de negociação coletiva com o SINTRAMOG com objetivo de garantir a manutenção dos salários e dos empregos.
- Liberação junto ao plano de saúde (onde houver) o acesso a todos os hospitais regionais em qualquer momento, seja diurno ou noturno.
O combate ao coronavírus é uma tarefa social que deve ser assumida por todos e todas. O SINTRAMOG acredita que a negociação coletiva e o diálogo social é o melhor caminho para diminuir os impactos dessa pandemia aos trabalhadores e à economia.
Atenciosamente,
Josemar Bernardes André
Presidente
Josemar
Confira boletim em nossa página oficial no Facebook: Clique AQUI